Cumprindo uma promessa ao seu falecido avô, Liu Hanbin fez a sua estreia olímpica nos 5.000 metros masculinos, tornando-se o primeiro patinador chinês a competir no evento em 20 anos
MILÃO, 8 de fevereiro (Xinhua) — Posicionado na linha de partida do oval de Milão, o patinador de velocidade chinês Liu Hanbin acenou para a multidão e, em seguida, fez um gesto discreto e pessoal. Ele ergueu a mão direita e estendeu o dedo mínimo.
“Foi uma promessa que fiz ao meu avô”, disse Liu após a corrida. “Ele queria que eu patinasse desde pequena, e eu cresci com ele, mas ele faleceu há sete anos. Ele nunca chegou a me ver competir nas Olimpíadas ou entrar para a seleção nacional. Esse gesto foi a minha maneira de cumprir uma promessa que fiz a ele no céu.”
Liu completou sua estreia olímpica no domingo nos 5.000 metros masculino, terminando em 17º lugar entre 20 patinadores com o tempo de 6 minutos e 24,25 segundos.
“Na verdade, seria o mais lento em comparação com minhas performances ao nível do mar”, disse Liu à Xinhua, observando que havia sofrido uma lesão dois meses antes. “Então, só o fato de poder ficar em pé nesta pista já foi uma satisfação para mim.”
“Eu não tinha nenhuma expectativa específica”, acrescentou. “Mas depois da competição, senti que ser capaz de competir contra meus oponentes já era uma grande surpresa.”
Foi a primeira vez em 20 anos que um patinador chinês competiu nos 5.000 metros olímpicos masculinos. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim, Gao Xuefeng terminou em 25º lugar com o tempo de 6:44.78.
“Sinto-me extremamente honrado por ter conquistado isso, e isso me deixa muito feliz”, disse Liu. “Acredito que a patinação de velocidade chinesa em breve alcançará o nível mundial nos 5.000 metros, especialmente em termos de técnica.”
Liu estabeleceu um recorde nacional nos 5.000 metros em um evento da Copa do Mundo de 2025 nos Estados Unidos, com o tempo de 6:11.10, que também se tornou um recorde mundial júnior.
As provas de longa distância não têm sido tradicionalmente um ponto forte da patinação de velocidade chinesa, mas Liu tem se concentrado nos 5.000 e 10.000 metros desde que começou a praticar o esporte.
“As corridas de longa distância duram mais tempo, então você consegue realmente aproveitar a competição”, disse ele. “Você sente a corrida, seus movimentos técnicos no gelo, tudo. Você ouve os aplausos na arena e sente o apoio de todos. É isso que realmente me atrai.”
Liu disse que adorou sua primeira participação olímpica e a atmosfera dentro da arena, acenando para os fãs chineses após cruzar a linha de chegada.
“Esta foi a melhor atmosfera em que já competi”, disse ele. “Aproveitei ao máximo e me entreguei completamente à corrida.”
Benjamin Karl, da Áustria, em ação durante a final do slalom gigante paralelo masculino de…
Max Langenhan, da Alemanha, comemora após a partida individual masculina de luge nos Jogos…
A equipe de patinação artística dos Estados Unidos posa com suas medalhas de ouro nos…
Em meio a giros mais altos e competidores mais jovens, Su Yiming demonstrou maturidade, que…
Cumprindo uma promessa ao seu falecido avô, Liu Hanbin fez a sua estreia olímpica nos…
(Xinhua/Hu Chao) (Xinhua/Wang Peng) (Xinhua/Zhang Hongxiang) (Xinhua/Zhang Hongxiang) (Xinhua/Zhang Hongxiang) (Xinhua/Wu Huiwo) (Xinhua/Wu Huiwo) (Xinhua/Hu…