O Município de Marracuene realizou, esta segunda-feira, trabalhos de sucção e remoção de águas pluviais acumuladas na Avenida Dom Alexandre, no bairro de Guava, numa acção de resposta imediata aos efeitos das chuvas intensas que caíram no último fim-de-semana na provínciadeMaputo.
As precipitações deixaram vários troços daquela via parcial e, em alguns pontos, completamente intransitáveis, condicionando deste modo a circulação rodoviária e pedonal numa das principais artérias de acesso ao interior da recém-criada autarquia da Vila de Marracuene. Situação esta que gerou indignação entre os utentes incluindo automobilistas, que viram a mobilidade severamente afectada.
Perante o cenário, a edilidade mobilizou meios técnicos para minimizar os impactos, dentre os quais, motobombas e um camião-cisterna, facto que, segundo o executivo, possibilitou a remoção de mais de 50 mil litros de água acumulada ao longo da avenida. A intervenção emergencial proporcionou algum alívio imediato, restabelecendo a circulação em condições minimamente melhoradas.
Segundo informou o Município, o problema de alagamento é agravado pelo bloqueio, por parte de alguns residentes, de vias secundárias que deveriam servir de canais naturais de drenagem, facilitando o escoamento das águas pluviais para a zona a jusante, na parte baixa do bairro de Guava.
A edilidade reconhece, contudo, que as medidas adoptadas são paliativas. A Avenida Dom Alexandre carece de uma solução estrutural e integrada que assegure um escoamento eficiente das águas pluviais e previna a recorrência de inundações durante a época chuvosa.
Nesse sentido, o Município de Marracuene garante que, para além de continuar a realizar intervenções de emergência sempre que necessário, estão previstas acções mais profundas após o término da presente época chuvosa, com vista a resolver, de forma duradoura, os constrangimentos de drenagem naquela importante via.
Maputo — O internacional moçambicano Reinildo Isnard Mandava anunciou oficialmente através da sua conta oficial…
Quelimane — O Partido ANAMOLA atravessa uma das mais sérias crises internas na província da…
O Conselho Municipal de Maputo vai avançar com a compensação de 468 famílias residentes nas…
O Conselho Municipal de Maputo (CMM) iniciou o processo de compensação de 468 agregados familiares…
Os jornalistas e demais trabalhadores do jornal Diário de Moçambique, com sede na cidade da…
Uma jovem técnica de Estatística Sanitária, afecta à Direcção Distrital da Mulher e Acção Social…