MILÃO, 8 de fevereiro (Xinhua) — Os Estados Unidos defenderam com sucesso o título na competição por equipes da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, neste domingo, com o Japão terminando em um segundo lugar apertado e a Itália, país anfitrião, conquistando o bronze.
Os Estados Unidos e o Japão entraram na competição de patinação livre masculina – o segmento final da competição – empatados na liderança da classificação geral.
O astro americano Ilia Malinin não conseguiu executar seu salto quádruplo Axel característico, mas eletrizou a plateia com um mortal para trás em sua apresentação. Apesar de pequenos erros, o patinador de 21 anos obteve 200,03 pontos, vencendo o programa livre e conquistando a pontuação máxima de 10 pontos, garantindo a vitória para a equipe dos Estados Unidos.
Patinando por último sob intensa pressão, o japonês Shun Sato apresentou uma performance impecável e obteve sua melhor pontuação da temporada, com 194,86 pontos, conquistando o segundo lugar.
O italiano Matteo Rizzo, competindo em seus terceiros Jogos Olímpicos, marcou 179,62 pontos e terminou em terceiro lugar, ajudando o país anfitrião a garantir um lugar no pódio.
Na apresentação de patinação livre em pares, realizada no início da noite, os japoneses Riku Miura e Ryuichi Kihara marcaram 155,55 pontos, a melhor pontuação da temporada, ficando em segundo lugar com ampla vantagem e garantindo 10 pontos para sua equipe.
“Nossa meta era alcançar cerca de 145 pontos ou um pouco mais, e quando vimos que tínhamos chegado a 155,55, foi uma alegria imensa. Fiquei extremamente emocionada”, disse Miura.
Os georgianos Anastasiia Metelkina e Luka Berulava ficaram em segundo lugar com 139,70 pontos, enquanto os italianos Sara Conti e Niccolo Macii terminaram em terceiro com 136,61 pontos.
Na patinação artística feminina, Kaori Sakamoto, medalhista de bronze em Pequim 2022, liderou a classificação com 148,62 pontos, garantindo mais 10 pontos para o Japão.
“Na minha opinião, todos tiveram um desempenho digno de medalha de ouro, então realmente não importa a cor da medalha que recebermos”, disse Sakamoto.
A georgiana Anastasiia Gubanova terminou em segundo lugar com 140,17 pontos. Amber Glenn, seis vezes medalhista do Grand Prix da ISU, ficou em terceiro lugar com 138,62 pontos, conquistando oito pontos para os Estados Unidos.
“Para todos nós, estreantes nas Olimpíadas, vocês viram nosso nervosismo e a dificuldade de nos recuperarmos. Então, sou muito grato por ter tido essa oportunidade antes da prova individual”, disse Glenn
Benjamin Karl, da Áustria, em ação durante a final do slalom gigante paralelo masculino de…
Max Langenhan, da Alemanha, comemora após a partida individual masculina de luge nos Jogos…
Cumprindo uma promessa ao seu falecido avô, Liu Hanbin fez a sua estreia olímpica nos…
Em meio a giros mais altos e competidores mais jovens, Su Yiming demonstrou maturidade, que…
Cumprindo uma promessa ao seu falecido avô, Liu Hanbin fez a sua estreia olímpica nos…
(Xinhua/Hu Chao) (Xinhua/Wang Peng) (Xinhua/Zhang Hongxiang) (Xinhua/Zhang Hongxiang) (Xinhua/Zhang Hongxiang) (Xinhua/Wu Huiwo) (Xinhua/Wu Huiwo) (Xinhua/Hu…